Colunista

Acontece Play

CHILE- decreta alerta vermelho após vulcão forçar evacuação de mais de 3 mil pessoas

IH Noticias | 11:51 | 0 comentários


SANTIAGO - Um vulcão que entrou em erupção no Sul do Chile na madrugada de terça-feira forçou o país a decretar alerta vermelho até as 9h (locais). Mais de 3 mil pessoas foram retiradas de suas casas nas regiões de La Araucanía e Los Ríos. A região fica a cerca de 800km de Santiago.


O ministro do Interior chileno, Rodrigo Peñailillo, afirmou que mais de 3.300 pessoas foram evacuadas dos municípios de Villarrica, Pucón, Curarrehue e Panguipulli.

— O Serviço Nacional de Geologia e Minério avalia a possibilidade de enchentes por conta do degelo provocado pelo vulcão — acrescentou.

O vulcão entrou em erupção por volta das 3h, chegando a criar uma coluna de fumaça de até 3 km de altura e 3 km de lava. Logo após o início, autoridades começaram o processo de retirada dos moradores. A atividade começou a decair por volta das 4h.

As aulas foram suspensas nos colégios de Pucón, Curarrehue e Villarrica. Pelo menos dez escolas serão utilizadas como abrigo.

A presidente do país, Michelle Bachelet, afirmou que viaja à área afetada pelo Villarrica pela manhã. Ela pediu calma à população regional.

PUBLICIDADE

Com 2.800m, o vulcão fica na Cordilheira dos Andes, perto das cidades de Pucón e Temuco, e é o quarto mais ativo da América do Sul. As últimas erupções do Villarrica foram registradas em 1984 e 2000. A cerca de 800 km de Santiago, a região tem grande atividade vulcânica.

O Chile possui a segunda maior e mais ativa rede de vulcões do mundo, atrás apenas da Indonésia.Por o Globo





Category:

0 comentários

Siga-nos no facebook

Itapetinga Acontece No Facebook - Você tambem pode curtir isso!