Colunista

Acontece Play

Itamaraty entrega nota de repúdio a embaixador da Indonésia por execução de brasileiro

IH Noticias | 13:50 | 0 comentários


Secretário-geral do Itamaraty, Sérgio Danese, entregou carta a representante indonésio - Divulgação / Itamaraty

BRASÍLIA — O Ministério das Relações Exteriores entregou por volta das 17 horas ao embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Riyanto, uma nota de repúdio pela execução do brasileiro Marco Archer e por terem sido ignorados os pedidos de clemência e os apelos feitos pelo governo brasileiro. O secretário-geral do Itamaraty, Sérgio Danese, foi quem entregou a carta ao representante indonésio. Danese disse que Riyanto não fez qualquer comentário sobre o assunto, tendo apenas recebido o comunicado e se retirado.

“O Ministério, em nome do governo brasileiro, manifesta à embaixada a sua profunda inconformidade com a execução do cidadão brasileiro e com o fato de que gestões do mais alto nível e apelos presidenciais à clemência em favor do condenado tenham sido ignorados pelas autoridades indonésias”, diz trecho da nota.

O ministro Mauro Vieira disse que informou pessoalmente a presidente Dilma Rousseff da confirmação da execução de Archer. Vieira afirmou que a medida adotada pela Indonésia cria uma animosidade na relação entre os dois países.

– Cria uma sombra de dúvida, cria uma animosidade, uma dificuldade na relação bilateral. O Brasil tem princípios que lhe são caros – afirmou.

Vieira disse que após o telefonema de ontem em que foi negado pelo presidente indonésio Joko Widodo pedido de clemência feito por Dilma foi recebido pelo governo brasileiro uma carta também de negativa ao apelo.

O ministro não quis avançar sobre que medidas de retaliação podem ser adotados, mas destacou a importância no meio diplomático da decisão da presidente de chamar para consultas o embaixador brasileiro na Indonésia, Paulo Alberto da Silveira Soares.

– Chamar embaixador a consultas é uma decisão que expressa gravidade e tensão, um momento de dificuldade e tensão. O embaixador já recebeu o chamado e virá nas próximas horas – disse.

Vieira afirmou que a decisão sobre o traslado do corpo de Archer e as eventuais cerimônias fúnebres são de responsabilidade da tia dele, que está na Indonésia. Ele afirmou que o governo brasileiro continuará de diversas formas pedindo clemência a Rodrigo Gularte, outro brasileiro que está condenado a morte na Indonésia.O Globo



Category:

0 comentários

Siga-nos no facebook

Itapetinga Acontece No Facebook - Você tambem pode curtir isso!